Novo IV Caderno do Referencial Curricular Municipal (RCM) estabelece diretrizes da creche ao 9º ano, focando em pensamento crítico, cidadania digital e uso ético da tecnologia, em um marco para a educação da cidade.
Por Jardel Cassimiro, para o Correio 101 Publicado em 14 de agosto de 2025, 12:00
TEOTÔNIO VILELA, AL – A Prefeitura de Teotônio Vilela, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), oficializou um dos mais importantes avanços em seu projeto pedagógico: a publicação do IV Caderno do Referencial Curricular Municipal (RCM) – Computação Educacional. O documento, apresentado em sua 1ª edição, estabelece um currículo robusto e alinhado aos desafios do século XXI, que integrará o ensino da computação de forma transversal e obrigatória em todas as escolas da rede, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental.
A nova diretriz é fruto de um processo democrático e colaborativo, instituído oficialmente pela Portaria N° 106/2025, de 18 de março de 2025. A iniciativa, liderada pela Secretária Municipal de Educação, Noêmia Maria Barroso Pereira Santos, e coordenada pela assessora Maria Vilma da Silva Costa Moura, reuniu uma comissão de trabalho com profissionais de todas as etapas de ensino, garantindo que o documento respeitasse as especificidades de cada faixa etária.
Mais do que um manual técnico, o caderno de 68 páginas propõe uma mudança de perspectiva no ensino. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, em especial, ao complemento da BNCC de Computação publicado pelo MEC em 2022, o referencial de Teotônio Vilela se estrutura em três eixos centrais: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. O objetivo, como descrito no documento, é formar sujeitos capazes de “utilizar as tecnologias digitais de modo criativo, ético e responsável, potencializando sua atuação no mundo”.
“Este referencial é o nosso compromisso com uma educação que dialoga com o presente e prepara para o futuro”, afirmou a Secretária Noêmia Maria Barroso Pereira Santos. “Não estamos apenas ensinando a usar ferramentas; estamos formando cidadãos críticos, capazes de compreender a complexidade do mundo digital e de agir nele com ética, autonomia e responsabilidade. É colocar a tecnologia a serviço de uma formação humana, integral e cidadã”.
A abordagem varia conforme a idade. Na Educação Infantil, a computação será introduzida de forma lúdica, por meio de atividades "plugadas e desplugadas" que estimulam o raciocínio lógico em brincadeiras e interações. Já no Ensino Fundamental, o currículo avança progressivamente, desenvolvendo habilidades que vão da criação de algoritmos à análise crítica dos impactos sociais e ambientais da tecnologia, como o descarte de lixo eletrônico e a segurança em ambientes virtuais.
Com a publicação, sob a gestão do prefeito Pedro Henrique de Jesus Pereira, Teotônio Vilela se posiciona na vanguarda da educação pública, tratando a computação não como uma disciplina isolada, mas como uma linguagem essencial para o pleno exercício da cidadania no mundo contemporâneo. O IV Caderno do RCM já está disponível e servirá como documento norteador para o planejamento e a prática pedagógica em todas as unidades escolares do município.
