Após Condenação, Quatro Possíveis Destinos para Bolsonaro Cumprir Pena de 27 Anos


Opções variam de cela especial da Polícia Federal a prisão domiciliar, que encontra 

precedente em decisão de Moraes no caso do ex-presidente Fernando Collor.


Revista Correio 101 Por Jardel Cassimiro

Brasília – Com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, o sistema de justiça brasileiro avalia agora quatro possíveis locais para o cumprimento da pena. As alternativas em consideração vão desde instalações de segurança máxima até a residência do ex-mandatário.


Entre as possibilidades, estão uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal ou a Penitenciária Estadual da Papuda, ambas em Brasília. Uma terceira via seria uma unidade militar, como o Comando Militar do Planalto. A quarta opção, a prisão domiciliar, ganha destaque devido a um precedente jurídico relevante.



Em um caso análogo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu prisão domiciliar ao ex-presidente Fernando Collor de Mello, condenado a 8 anos e 10 meses por corrupção. Embora Collor tenha sido inicialmente detido em uma cela especial em Alagoas, o ministro reconsiderou a decisão com base na comprovada condição de saúde do ex-senador, autorizando o cumprimento da pena em casa por razões humanitárias.


Essa decisão estabelece um precedente que poderá influenciar o desfecho do caso de Bolsonaro, colocando em debate não apenas o local, mas a natureza do cumprimento da pena por ex-chefes de Estado no Brasil.

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url